Pesquisa personalizada

Precisa-se de diploma para informar?

13:57 Postado por Leandro Lima

Não, um simples pedaço de papel não é necessário para que uma pessoa possa produzir uma informação ou escrever um texto. Mas a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que cassou a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão, abriu brechas para que a imparcialidade, a ética e as oportunidades do meio jornalístico ficassem ainda mais distantes dos profissionais formados em jornalismo e da sociedade em geral.

Defender a tese que o diploma é necessário para se ter um bom profissional é loucura, mas acreditar na imparcialidade das informações produzidas por qualquer pessoa é insanidade. Já não contávamos com tal imparcialidade antes. Agora que qualquer um apadrinhado pode exercer a profissão fica ainda mais difícil. Ou alguém acredita que as empresas continuarão a contratar os jornalistas diplomados? Eu sinceramente não acredito mesmo, principalmente em relação às emissoras de televisão. E haja teste do sofá!

Isso sem falar na possível diminuição do piso salarial, que já não era dos melhores, pelo menos para a maioria.

A decisão só agrada mesmo aos grupos de comunicação, os profissionais antigos que estão empregados, os que não possuem diploma e os sindicatos patronais. Nós que dedicamos horas de estudo, dinheiro e tempo para termos direito ao diploma só nos restou o conhecimento adquirido – este ninguém nos rouba – e a esperança por dias melhores. Afinal de contas crer é preciso, pois acreditar não dá mais porque geralmente acreditamos naquilo que vemos ou temos certeza e o diploma de jornalista já não vale mais nada.

0 comentários:

Postar um comentário