Pesquisa personalizada

Haicai, você sabe o que é?

14:15 Postado por Leandro Lima

Haikai, 俳句, Haiku ou Haicai é uma forma de literatura poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Parece simples, mas exige muito do escritor, pois é preciso ter domínio de métrica e lirismo, sempre com referências à natureza. A escritora Carol Ribeiro lança seu primeiro livro de Haicai, “Outras Nuvens”. Na obra a autora consegue alcançar a simplicidade necessária para este tipo de poesia que nasceu no Japão em meados do século XVII e hoje é praticado em todo o mundo.

Carol Ribeiro passeia por sensações, estações do ano e paisagens naturais que nos levam a vislumbrar uma nova percepção do mundo. O nome da obra não poderia ser mais apropriado, já que o Haicai proporciona uma leitura simples de visualizar, mas profunda ao s
e analisar. “As nuvens também são assim: parecem óbvias no primeiro instante, mas se mostram diferentes a cada novo olhar”, diz a autora.

O Haicai muda nossa percepção do mundo porque trata do instante transitório, do imediato, da impermanência. “É como a fotografia", afirma Carol Ribeiro. Apesar de ser seu primeiro livro autoral, a escritora já publicou poesias em outras obras. Ela credita sua habilidade com o Haicai ao período de oito anos em que viveu na Serra do Japi, envolvida totalmente pela natureza.



na calma da manhã
as borboletas
são só borboletas

cantiga da tarde
no meio da mata, onde

bem-ti-vi se esconde”


O livro é resultado do prêmio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria da Cultura, que contemplou 30 autores paulistas em 2008. O haicai começa a entrar na educação. “Fazemos concursos de haicai para crianças de até 14 anos”, explica a autora, que lança amanhã o seu livro “Outras Nuvens” na Livraria da Vila.

Informações sobre a autora
Ana Carolina Ribeiro, Carol Ribeiro, nasceu em 1968, é poeta e haicaísta e membro da haicai-l, mais atuante lista de discussões na internet sobre o tema. Tem poemas e haicais publicados nas antologias “Tempo de Poesia”, de 2003, “Poesia Só Poesia”, de 2004, ambos da editora Novas Letras, e no livro “Japão”, coleção viagem pela geografia, editora Ática, 2005. Se dedica à poesia desde sempre, tendo nos últimos oito anos se relacionado com outros poetas e compositores, com quem desenvolve projetos de poesia e imagem. Desde 2007 tem uma produtora em São Paulo que desenvolve projetos na área de sustentabilidade para as mais diversas mídias, entre eles roteiros para o programa de TV "Ecoprático", da TV Cultura.

Lançamento do Livro

Local: Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915
Vila Madelana
Tel: (11) 3814.5811
Eventos: 18h30 - Lançamento do livro “Outras Nuvens”, de Carol Ribeiro, da Auana Editora
20h – Sarau com poetas e compositores
Preço: R$ 20, lançamento, e R$ 25 nas livrarias da Vila e Cultura

0 comentários:

Postar um comentário