Pesquisa personalizada

Alerta para fraude on-line contra clientes do Itaú

14:00 Postado por Leandro Lima


Mais um golpe aplicado pela internet através de um vírus tenta enganar clientes do Itaú para obter dados da conta e senhas. A ideia parece simples, mas pode enganar muitos desavisados.




Como funciona - Ao entrar no site do banco, o internauta que estiver com o computador contaminado verá uma tela idêntica à pagina original do banco, um "clone". Todos os botões e campos de preenchimento, porém, são direcionados a páginas abrigadas em outro endereço. Nas novas páginas, a identidade visual do banco é mantida para confundir o consumidor, mas causa estranheza ao pedir números completos do cartão bancário e a senha virtual digitada em números únicos e não com duas opções numéricas, como no original. Mais adiante é solicitado que o usuário escreva inclusive todos os números do cartão de segurança.

Como descobrir o golpe - Estranhar qualquer mudança em relação ao acesso original. Ou, mais fácil ainda, digitar qualquer número nos campos "agência" e "conta". No site original, aparecerá que o número de agência e conta não são correspondentes ou inválidos. No pirata, a página seguinte é aberta do mesmo jeito, com a solicitação dos dados. Tente também passar o mouse sobre um campo qualquer na página principal e verifique no rodapé do site se aparece o endereço do próprio site. Se for fraude você verá um endereço totalmente diferente.

Scanear o PC 1 vez por semana com anti-virus, Spyboot e anti-spyware é fundamental. Anti-vírus instalado que não é usado, é que nem remédio guardado no armário: se você não tomar, vai continuar doente.

Em caso de dúvida sobre qualquer tipo de fraude on-line, é recomendável não prosseguir com a operação. Pode-se também ligar para a instituição para perguntar sobre possíveis alterações no sistema.

0 comentários:

Postar um comentário